Exposição “60 anos da instauração do regime militar” resgata a memória e resistência da sociedade civil

O Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH-RS) participou da abertura da exposição fotográfica “60 anos da instauração do regime militar de 1964”, no saguão da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira, em Porto Alegre. A mostra das imagens ficará aberta à visitação até a próxima sexta-feira, 5 de abril.

A exposição integra as atividades alusivas aos 60 anos do golpe civil-militar (1964 – 1985) e traz imagens que resgatam as iniciativas de resistência da sociedade civil ao regime militar. Para o presidente do CEDH-RS, Júlio Alt, essa exposição é importante pois resgata a memória da resistência às graves violações de direitos humanos que o regime civil-militar fez. “Foram centenas de presos e perseguidos políticos que tiveram seus direitos suprimidos, muitos se exilaram e só puderam voltar anos depois. Essa exposição serve para lembrarmos que ainda precisamos de uma justiça de transição que trate dos crimes cometidos pelo estado naquela época”, declarou Júlio Alt. 

Fala do presidente do CEDH-RS, Júlio Alt. Foto Fernando Gomes / ALRS

A exposição é de iniciativa da Associação de Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Rio Grande do Sul, do Movimento Justiça e Direitos Humanos (MJDH), do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH-RS) e da Fundação Caminho da Soberania (FCS), além de contar com apoio da Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM). 

Visita ao Presidente da Assembleia Legislativa do RS

No mesmo dia, o Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH-RS) se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Adolfo Brito, que recebeu demandas referentes à colaboração legislativa no andamento das pautas relacionadas aos Direitos Humanos no Rio Grande do Sul. 

Foto: Divulgação do Gabinete/ALRS

Deixe um comentário