Moção de solidariedade à Marcelly Malta

O Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul (CEDH-RS), no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 9°, da Lei Estadual nº 14.481, de 28 de janeiro de 2014, vem a público manifestar seu apoio e solidariedade à Marcelly Malta, histórica ativista do movimento social no Rio Grande do Sul, ex conselheira do CEDH-RS e fundadora a entidade Igualdade RS, que teve sua imagem exposta de maneira jocosa e desrespeitosa na rede social Instagram.

Marcelly Malta é uma respeitada e reconhecida defensora de direitos humanos. A submissão de sua imagem de forma vexatória e desrespeitosa é um ataque não apenas a sua pessoa, mas ao conjunto da comunidade LGBTIA+ do Rio Grande do Sul. Manifestações de intolerância e preconceito, ainda que em tom jocoso, constituem-se como violência por ferir a integridade psicológica da vítima, agressão nomeada como transfobia. 

É um dos tipos de hostilidade que faz com que tantas pessoas da comunidade LGBTIA+ tenham alto índice de evasão escolar, de abandono da casa da família de origem, de enfrentamento de dificuldades no mercado profissional, entre muitos outros danos que a reprodução de violências estruturais se agravam.

O CEDH-RS repudia este e qualquer ato LGBTIfóbico como violação da dignidade da pessoa humana e reitera respeito e solidariedade à Marcelly Malta. 

Porto Alegre, 28 de dezembro de 2022.

Deixe um comentário