“Povos Originários, Comunidades Quilombolas e Direitos Humanos” é tema da Conferência Livre em Santo Ângelo nesta quinta-feira

A Conferência Livre “Povos Originários, Comunidades Quilombolas e Direitos Humanos” debaterá o direito de existir e respeitar o modo de vida dos povos e comunidades tradicionais que vivem na região das missões. A atividade integra a etapa preparatória da VI Conferência Estadual de Direitos Humanos – Desafios para a promoção e garantia dos direitos humanos no Rio Grande do Sul, que será realizada nos dias 28 e 29 de abril, no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS. 

Com o tema “Povos Originários, Comunidades Quilombolas e Direitos Humanos”, a Conferência Livre da região da Missões possibilitará o diálogo das comunidades locais e a avaliação das políticas públicas de direitos humanos para esses povos. “Ouvir e compreender as necessidades dos povos originários e quilombolas da região é fundamental para se propor políticas públicas de direitos humanos que garantam a dignidade desses povos, contribuindo para o fim das violações, com respeito ao seu modo de vida”, destaca Júlio Alt, presidente do CEDH-RS. 

Agendado para às 14 horas desta quinta-feira (02/02) no auditório do Programa de Pós-Graduação do Direito da Universidade das Missões (URI), bairro universitário em Santo Ângelo, a atividade é gratuita e aberta ao público interessado.

Organizam essa atividade o Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH-RS), Cáritas, Acesso – Cidadania e Direitos Humanos, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares (RENAP), Fórum Justiça, entre outros. A atividade é gratuita e aberta ao público interessado.

VI Conferência Estadual dos Direitos Humanos do Rio Grande do Sul

Organizada pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul (CEDH-RS), a VI Conferência Estadual de Direitos Humanos tem como objetivo avaliar e direcionar o conjunto das políticas de direitos humanos do Rio Grande do Sul para o próximo período e tem como eixos norteadores: a) Interação Democrática; b) Desenvolvimento e Direitos Humanos; c) Universalização dos Direitos; d) Acesso à Justiça e Combate às Violências; e) Educação e Cultura em Direitos Humanos.

Mais informações da Conferência e como participar podem ser obtidos atraves do sitio www.cedhrs.wordpress.com.br

Deixe um comentário